O Reisado do Divino é uma manifestação tradicional de Guarará, uma vez que o Padroeiro do Município é o Divino Espírito Santo, porém deixou de acontecer por aproximadamente 30 anos, sendo resgatado no ano de 1989 pelo então Pároco Pe. Marcelo de Souza Magalhães. Após ser revista pelo sacerdote voltou a acontecer ao longo de 1989 até o final da 1ª década do século XXI, período em que foi novamente interrompida.
No decorrer de 2022 alguns paroquianos procuraram o atual pároco propondo a volta desta importante tradição imaterial de nosso município, que iniciava um mês antes das festividades em honra ao nosso padroeiro, o Divino Espírito Santo. Com o aval do Pe. Rodney Henriques, o grupo se organizou novamente tendo como proponentes: Rosane da Silva Fiochi, Antero Souza Rocha, Débora Rodrigues Bambino, entre outros. O grupo se uniu aos jovens da crisma e a diversas pessoas da comunidade que tinham habilidades com instrumentos musicais de corda para resgatar esta celebração festiva.
Com o apoio da Paróquia e Comunidade, o grupo conseguiu recursos para consertar e adquirir novos paramentos, além dos demais objetos para iniciar as apresentações. O Reisado iniciou suas apresentações pelo Bairro São Paulo e Areal, até chegar à área central da cidade na tarde de sábado, véspera da festa de Pentecostes. O resgate desta tradição de nossa terra foi bem recebido pela comunidade por onde passava. Suas apresentações encantaram o público mais idoso, que teve a oportunidade de recordar os Reisados do passado. Aos mais novos foi à chance de conhecer de perto em sua rua o que é uma apresentação do Reisado do Espírito Santo com suas músicas e seus trajes típicos.
As origens do Reisado e da festa do Divino vêm de Portugal, onde foram instituídas pela Rainha Santa Izabel de Aragão e pelo Rei Dom Diniz, pelos fins dos anos de 1200, após contraírem matrimônio em 11/02/1281. Com a vinda dos imigrantes, as festividades se se difundiram de norte a sul pelo Brasil, conforme a colonização ia avançando por nossas terras a partir de 1600. A presença do Reisado em Minas Gerais é uma tradição enraizada na cultura das pequenas cidades.
Em relação à Guarará, uma das hipóteses é que o surgimento do Reisado está associado à fundação da Irmandade do Divino Espírito Santo, ocorrida em 1855 e posteriormente aprovada pelo Governo da Província de Minas. O termo de compromisso da Irmandade foi publicado em 1871 pela Tipografia Perseverança de Antônio Maria Coelho da Rocha, na cidade do Rio de Janeiro. Seu conteúdo infelizmente permanece desconhecido.
A escassez de documentos históricos relativos aos primeiros anos da Igreja e as ações da Irmandade, tem dificultando a busca por respostas mais precisas acerca do surgimento do Reisado em nossas terras. Outra possibilidade a ser considerada é o fato de Dona Feliciana Francisca Dias, esposa do Capitão Domingos Ferreira Marques, que era devota do Divino Espírito Santo, tenha aberto caminhos para a realização desta celebração anos após a doação dos 40 alqueires de terra para a construção de uma Capela em honra ao mesmo em 20/07/1828. Com o tempo esperamos conseguir encontrar eventuais registros documentais que atestem a introdução das festividades do Reisado em nossa comunidade.
O Reisado do Divino é um bem cultural inventariado de nossa cidade e está registrado como Patrimônio Cultural Imaterial, na subcategoria de celebrações desde 2006.
DESCRIÇÃO DO RITUAL DO REISADO DO DIVINO
Os participantes percorrem as ruas e a zona rural, partindo pela manhã e retornando no final da tarde.
A bandeira vai à frente seguida pelo rei e a rainha, que são seguidos pelo encarregado da oração e o palhaço, depois os brincantes encarregados da coreografia e os instrumentistas.
Ao chegarem às casas cantam e oferece à bandeira, o encarregado da oração reza pelos moradores, pela casa, pedindo para a família a proteção do Divino Espírito Santo. Logo depois o palhaço se apresenta pedindo a oferta, seguido da apresentação da coreografia, onde os brincantes apresentam-se numa roda usando bastões. A dança é realizada do lado de fora da casa observada pelo rei e pela rainha.
Após a coreografia mais uma vez o palhaço se apresenta e realiza-se a cantoria. Após a cantoria faz-se a oração e o verso de despedida. Toda esmola recolhida é entregue na Igreja Matriz no dia da festa.
MÚSICAS: CALIX BENTO
Oh Deus, salve o Oratório
Oh Deus, salve o Oratório
Onde Deus fez a morada, oiá, meu Deus
Onde Deus fez a morada, oiá
Onde mora o Cálix Bento
Onde mora o Cálix Bento
E a Hóstia Consagrada, oiá, meu Deus
E a Hóstia Consagrada, oiá
De Jesse nasceu a vara
De Jesse nasceu a vara
Da vara nasceu a flor, oiá, meu Deus
Da vara nasceu a flor, oiá
E da flor nasceu Maria
E da flor nasceu Maria
De Maria, o Salvador, oiá, meu Deus
De Maria, o Salvador, oiá
Oh Deus, salve o Oratório
Oh Deus, salve o Oratório
Onde Deus fez a morada, oiá, meu Deus
Onde Deus fez a morada, oiá
Onde mora o Cálix Bento
Onde mora o Cálix Bento
E a Hóstia Consagrada, oiá, meu Deus
E a Hóstia Consagrada, oiá
De Jesse nasceu a vara
De Jesse nasceu a vara
Da vara nasceu a flor, oiá, meu Deus
Da vara nasceu a flor, oiá
E da flor nasceu Maria
E da flor nasceu Maria
De Maria, o Salvador, oiá, meu Deus
De Maria, o Salvador, oiá
Oh Deus, salve o Oratório
Oh Deus, salve o Oratório
Onde Deus fez a morada, oiá, meu Deus
Onde Deus fez a morada, oiá
Onde mora o Cálix Bento
Onde mora o Cálix Bento
E a Hóstia Consagrada, oiá, meu Deus
E a Hóstia Consagrada, oiá
De Jesse nasceu a vara
De Jesse nasceu a vara
Da vara nasceu a flor, oiá, meu Deus
Da vara nasceu a flor, oiá
E da flor nasceu Maria
E da flor nasceu Maria
De Maria, o Salvador, oiá, meu Deus
De Maria, o Salvador, oiá
Abaixo apresentamos algumas imagens das apresentações do Reisado em 2022:
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