Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Linha de Bondes – Ferro Carril Guararense


A nostálgica linha de bondes movida por tração animal, que ligou as localidades de Guarará a Bicas entre 1899 até 1923 foi à sucessora da extinta Estrada de Ferro Guararense, que paralisou suas atividades em 1897. Esta foi à alternativa encontrada pelas autoridades municipais na ocasião para reaproveitar parte da infraestrutura existente e amenizar os custos com um novo meio de transporte eficiente e de baixo custo entre os dois locais naqueles tempos.

Os primeiros testes com o bonde de tração animal ocorreram no final de 1898 e foram conduzidos pela Câmara Municipal, com boa aceitação de acordo com publicações de periódicos da época, como a Gazeta de Guarará. Os bons resultados deram fôlego à ideia da instalação da linha de bondes pouco tempo depois. A via recebeu algumas modificações para adaptar os trilhos e a estrutura de tráfego anterior para receber os bondes. A inauguração realizou-se em 15/01/1899 com o 1º bonde saindo da Praça do Divino em direção a Estação de Bicas as 12:00 h.

A Câmara Municipal promoveu uma licitação que daria o direito de exploração do trecho para quem oferecesse o maior lance pela prestação dos serviços de bonde. O vencedor do primeiro contrato de exploração dos serviços da linha de bonde foi o Sr. Pascoal Lamoglia, que possuía uma oficina de caldeiraria e permaneceu por alguns anos a frente da função vencendo diversos certames públicos para a continuação da exploração da linha. Seu 1º contrato de cessão foi oficializado em 30/09/1898 através da Lei nº 05 com a chancela do Agente Executivo Cel. Álvaro Fernandes Dias. O curioso é que este contrato foi firmado antes do início dos testes de funcionalidade da linha.

A partir de 1904 outros cidadãos assumem a concessão da linha de bondes, dentre os quais destacamos: Antônio José da Costa Júnior, Manoel Portes da Silva e José Donato. A manutenção dos bondes e trilhos ficava a cargo da Câmara Municipal na maioria dos editais. Já a conservação dos bondes era por parte do vencedor da licitação, embora nem todos respeitassem essa questão.

A Resolução n° 207 de 18/05/1922 abriu caminho para os estudos de remodelação da Ferro Carril Guararense o que levaria ao fim do tráfego de bondes. A adaptação do seu leito para o trânsito de automóveis e congêneres seria concedida por hasta pública por um período não inferior a 10 anos e nem superior a 20 anos conforme acertado na comissão de Legislação e Redação da Câmara Municipal da Vila do Espírito Santo do Guarará.

O último contrato de concessão da Ferro Carril Guararense foi firmado nos termos do Edital de 28 de Setembro do ano corrente, sendo a proposta única feita em 25/11/1922 por Pedro Orlando. O responsável pela administração dos serviços de bondes anteriormente era o sr. Domingos Orlando desde 1917. Pouco tempo depois no segundo semestre de 1923, o tráfego da linha de bondes era oficialmente extinto pelo Agente Executivo Cap. José Vieira Camões. A intenção era para dar espaço à implantação de uma linha de ônibus ligando a Vila do Guarará a de Bicas a partir de 1924.

A linha de bondes se tornou defasada devido a vários fatores como a expansão e acessibilidade aos veículos automotores que passavam a circular em maior número na nossa região. Outro motivo foi à abertura de novas estradas de rodagem que visavam interligar e facilitar o tráfego de veículos automotores entre cidades e distritos em detrimento aos meios de transporte considerados menos ágeis. 

A ligação permanente entre os vários pontos de estradas abertos a partir de 1912 que existiam isolados entre Leopoldina e Juiz de Fora, no decorrer da década de 1920 foi mais um impulso ao crescente transporte rodoviário. Décadas depois a expansão da mobilidade rodoviária extinguiria os poucos trechos nostálgicos de ferrovia que existiam ativos na região.



Ponto final da Linha de Bondes na década de 1910. Ao fundo é possível ver a Estação de Bicas. No local onde está o bonde funciona atualmente a Prefeitura de Bicas. No passado o imóvel da fotografia pertenceu à família Farhat.


Ponto final da Linha de Bondes na parte inferior da Praça do Divino em Guarará na década de 1910. Neste registro é possível ver os trilhos com nitidez. Na imagem o bonde estava posicionado no sentido para Bicas.


Convite da Secretaria da Câmara da Villa do Espírito Santo do Guarará convidando para a solenidade de inauguração da Linha de Bondes em 15/01/1899.


Proposta feita pelo Sr. Pascoal Lamoglia para assumir a Linha de Bondes em 13/09/1898 que acabou sendo a vencedora.


O outro interessado em explorar os serviços da Linha de Bondes foi o Sr. Ladislau Rabello de Vasconcellos em 14/09/1898. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário