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sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Estrada de Ferro Guararense


Abaixo transcrevemos um pouco da interessante História da Estrada de Ferro Guararense, que o tempo lentamente vai se encarregando de apagar da memória dos antigos e dos registros históricos…

A idéia de construção da Estrada de Ferro Guararense surgiu na gestão do Agente Executivo Dr. Antero Dutra de Moraes em 1893. Seu objetivo inicial era ligar a Vila do Espírito Santo do Guarará a Estação Ferroviária de Bicas. Os projetos e trâmites para sua execução iniciaram no 2º semestre de 1893. Em alguns pontos por onde ia passar (Chácara, Areal e Rua do Bonde) foi necessário fazer desapropriações, algo que não agradou a todos na ocasião e que gerou paralisações nas obras. Atrasos nas indenizações e ações judiciais decorrentes do percurso da linha ferroviária contribuíram para o desgaste e prejuízo no caixa da obra. A falta de conhecimento técnico apropriado por parte de seus gestores e idealizadores também veio a retardar a finalização da pequena ferrovia de 5 km com bitola de 0,60.

A empresa que forneceu o maquinário e outros itens de tráfego foi a empresa Lidgerwood Manufacturing Co., Limited sediada nos EUA. As aquisições de materiais rodantes e peças iniciaram no final de 1894 vindas de sua unidade em Londres. Coube ao Agente Executivo Cel. Antônio Ribeiro de Oliveira e Silva finalizar as obras da Estrada de Ferro Guararense, que sofreu vários atrasos técnicos até sua inauguração em 23/07/1896.

Devido a diversos problemas entre eles a locomotiva não apropriada para o tipo de operação/trajeto, a Estrada de Ferro foi acumulando sérios problemas estruturais e prejuízos ao longo de 1896 até culminar na extinção do tráfego em 1897. Entre 1897 e 1898 foram feitas variadas tentativas de retomar a linha, mas essas ações terminaram sem sucesso e tornaram-se muito dispendiosas para os cofres da municipalidade aumentando as dívidas. Assim, encerrava-se de vez o curto período de funcionamento da Estrada de Ferro Guararense. O ideal teria sido a aquisição de uma locomotiva de maior capacidade de carga, já que o percurso era constituído de ladeiras e poucos trechos em linha reta, algo inviável de ser realizado por equipamentos menores na época.

Os trilhos foram reaproveitados para a abertura da futura linha de Bondes o qual veio ligar Guarará a Bicas entre 1899 a 1923. O material rodante da extinta Estrada de Ferro Guararense (locomotiva, vagão, girador e outras peças) foram leiloados após aprovação do Projeto de Lei nº 29 de 26/09/1900 ocorrido na gestão do Agente Executivo Cel. Álvaro Fernandes Dias. Atualmente, existem em torno de 200 documentos no Arquivo Municipal de Guarará que conta um pouco da curta história dessa pequena ferrovia. Num dos documentos vindos da sede da empresa que forneceu as peças e o maquinário é informado que foi enviado no final de 1894 um álbum contendo fotos da locomotiva, vagões e outros itens. Seu paradelo permanece um mistério. Infelizmente não sabemos se esse álbum chegou ao destino ou que fim veio a ter...

Com essa publicação buscamos resgatar um pouco do nosso passado com suas particularidades e assim, manter ativa nossa memória histórico-cultural na atualidade. Os fatos históricos precisam ser divulgados para que a maior quantidade possível de pessoas possa ter o conhecimento de sua existência. Um pouco mais sobre o tema pode ser pesquisado nos seguintes blogs do nosso amigo e colaborador Amarildo J. Mayrink:

http://guararahistoria.blogspot.com/2017/06/a-historia-da-estrada-de-ferro.html




A seguir listamos alguns documentos referentes a Estrada de Ferro Guararense:


Envelope padronizado datado de 1896.


Pedido de trilhos e locomotiva em 1893.


Orçamento para construção da Estação de Guarará em1894.


Balancete das obras  em 1895.


Recibo da prestação de serviços.


Edital de venda da  Estrada de Ferro 1896.


Publicação sobre Estradas de Ferro com Bitola 0,60 de 1892.


Comunicado de venda do material rodante da Estrada de Ferro em 1900.


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