Uma manifestação Católica surgida em Portugal e que posteriormente com o advento da colonização, foi introduzido nas terras brasileiras, e rapidamente se popularizou de norte a sul do país conforme a ocupação portuguesa ia ganhando espaço no interior.
Segundo a Arquidiocese de Brasília: "Seu sentido é de honrar a devoção à Santíssima Eucaristia, homenageando Nosso Senhor Jesus Cristo com a produção do caminho pelo qual ele passará, conduzido pelo bispo ou sacerdote no ostensório, fazendo memória, também, da multidão que estendia ramos e mantos para que Jesus passasse em sua entrada em Jerusalém na Semana Santa.O primeiro a passar sobre o tapete é o bispo ou padre que porta Jesus Eucarístico e somente depois outras pessoas podem pisar. Tanto é que, na procissão de entrada da Missa, todos aqueles que a compõe, passam nas laterais do tapete, reservando-o para Jesus que passará na procissão ao final da Celebração".
Em Minas Gerais a tradição dos tapetes de Corpus Crhisti são comuns desde as cidades históricas passando pelos pequenos municípios, até chegar aos médios e grandes centros urbanos. Em Guarará não temos a data exata do primeiro tapete confeccionado, mas é certo que esta tradição remonta a muitas décadas atrás.
Em 2022 este legado histórico e cultural ficou a cargo dos jovens da Crisma e de um grupo de pessoas ligadas a Paróquia do Divino Espírito Sando, com o apoio do Pároco Pe. Rodney Henriques, além de inúmeros colaboradores de nossa comunidade. Os temas que mais chamaram atenção foi o dedicado a Nª Sª Aparecida e as Mães que Oram pelos Filhos.
Deixamos os agradecimentos a todos colaboradores e o incentivo para que esta tradição cristã possa manter-se firme e constante em nossa cidade nos anos vindouros. A preservação e manutenção de nossas tradições culturais cabe a toda comunidade. É com a união e o apoio de todos os setores de nosso município que vamos manter viva nossa memória, história e cultura para as próximas gerações, e o Tapete de Corpus Crhisti é uma delas.
A seguir apresentamos algumas imagens do tapete de Corpus Christi em Guarará:
Nenhum comentário:
Postar um comentário