Páginas

quinta-feira, 20 de março de 2025

Livro - Município de Guarará

 

Um dos mais importantes e significativos registros preservados sobre as cidades de Minas Gerais é o Livro Minas Gerais e seus Municípios, lançado em 1916, pelo jornalista de origem italiana Roberto Capri.

O livro é rico em imagens e traz dados estatísticos precisos daquela época nas cidades contempladas. O levantamento foi realizado junto às secretarias das Câmaras Municipais. No passado, as câmaras detinham o controle completo da vida municipal, pois era ela que arrecadava os impostos e fiscalizava de forma implacável a conduta de pessoas e as atividades agrícolas, comerciais e industriais a fim de evitar distorções e fraudes na cobrança dos encargos.

Cada município contemplado no álbum recebeu uma edição extra separada do contexto geral. Esta edição trazia a capa sobre o município e os fatos e levantamentos históricos pertinentes ao mesmo. Esta edição especial era idêntica ao livro geral, mas se diferenciava por ter apenas o município em questão, não abrangendo os demais.

A Câmara de Guarará em 1916 adquiriu junto ao editor cerca de 500 exemplares dessa edição extra, contendo somente as informações sobre seu município. Os exemplares “Município de Guarará” foram distribuídos nos distritos e na sede. Com o passar das décadas, este precioso material histórico foi se perdendo. Atualmente existem pouquíssimos exemplares disponíveis.

A perda quase total deste precioso livro ao longo de 107 anos reflete a falta de conhecimento na preservação dos objetos históricos em Guarará e região. Muitos vestígios da história local e regional se perderam por completo sem chegar ao conhecimento das gerações atuais por falta de conscientização em preservar aquilo que foi produzido e deixado como herança pelos antigos habitantes. Precisamos reverter essa situação com urgência a fim de deixar um legado histórico para as gerações vindouras sobre nossas cidades.

Quem desejar uma cópia completa deste livro basta solicitar através do e-mail esportecultura@guarara.mg.gov.br.








quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Hino de Guarará

 

A criação do Hino de Guarará se deve ao maestro e compositor Sebastião Lima, que nasceu na cidade mineira de Miraí, em 1918. Ele foi um conceituado criador de hinos municipais em diversas cidades do Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. Seu talento era fantástico e isso proporcionou muitos contatos nesses estados que lhe renderam bons frutos.

A apresentação do hino à comunidade e às autoridades foi em março de 1985, na gestão do Prefeito Antero Dias da Rocha, sendo um dos mais belos da região.  A partir do mês de abril, ele passou a fazer parte dos eventos cívicos e festivos da cidade, recebendo grande aceitação por parte da população. A letra do hino levou em conta vários aspectos históricos da localidade.

A presença do conceituado maestro em Guarará foi por intermédio do Cel. José Luiz de Mello Campos, após eles se conhecerem em eventos do círculo militar no Rio de Janeiro, já que Sebastião Lima era tenente e maestro da Aeronáutica.

Sua memória entre os antigos moradores de Guarará permanece viva por ocasião de suas visitas à cidade entre 1984 e 1986. O maestro Sebastião Lima faleceu em 1996 na cidade de Curitiba, no Paraná, deixando um fabuloso legado nas cidades por onde passou.


***Hino de Guarará, letra e música do Maestro Sebastião Lima.


Quando em festa o futuro chegou

Com seu manto de Luz sobre a mata

Toda a agreste beleza acordou

Qual semente que em flor se desata

Na paisagem do mais puro encanto

A Capela se fez construir

Surge a Vila do Espírito Santo

Antevendo brilhante porvir

 

Quanto adoro, este torrão

E este céu de puro anil

Moras em, meu coração

Jóia rara de imenso Brasil

Guarará és minha vida

Com orgulho hei de sempre dizer

Guarará terra querida

Sou teu filho e por ti vou viver

 

O Divino Espírito Santo

Abençoa e protege este chão

Onde tudo é riqueza e encanto

Berço amigo de paz e união

Rios e a cascata borbulhante

As fostes de águas minerais

Te tornaram tão bela e pujante

Filha altiva de Minas Gerais


Foto 01: Maestro Sebastião Lima e o Prefeito Antero Dias da Rocha, em Agosto de 1984, na Sede da Prefeitura. Crédito da Imagem: Antônio Carlos da Rocha.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Emancipação de Maripá

 

O resgate da historiografia de nossa região vem ganhando novos materiais de divulgação a cada ano. Agora chegou a vez de conhecermos um pouco da história que levou à Emancipação do Distrito de Maripá em 1962, uma emocionante volta ao tempo marcada por depoimentos e imagens que buscam enriquecer a história daquela comunidade e seus primeiros anos de cidade autônoma após 1962.

Um documentário riquíssimo em detalhes que deixará eternizado na história a fala de vários cidadãos e cidadãs que fazem parte do cotidiano daquela localidade. Iniciativas iguais precisam ganhar espaço e adeptos em toda a região, pois essa é uma importante forma de preservar e tornar acessível ao público a história de formação das cidades ao redor. Por meio de ações neste sentido ocorridas em Bicas, Guarará e agora em Maripá de Minas, temos a possibilidade real de conectar nossa história e torná-la acessível através das diversas plataformas digitais.


LINK DE ACESSO AO DOCUMENTÁRIO:


https://www.youtube.com/watch?v=PMPcnbGSiQ0