Nesta listagem acima encontramos os resultados do censo que englobava as localidades de Guarará, Maripá e Bicas no somatório geral.
Este é um raro documento relacionado ao Censo Municipal do ano de 1891 na Villa do Guarará. Esse levantamento ocorreu poucos meses após a instalação da Intendência Municipal ocorrida em fevereiro na casa do 2º Barão de Catas Altas na Praça do Divino, onde atualmente é a Escola Municipal Ferreira Marques.
O documento traz dados bem precisos e curiosos a respeito de ocupações/profissões que existiram naquela época remota. A maioria dos habitantes não sabia ler e a quase totalidade dos moradores de Guarará se declararam católicos conforme o tópico religião. Outro ponto que chama atenção é a variação da população entre branca e parda que era provida de pouca diferença.
Esses pontos dentre outros elementos que temos na listagem, nos trazem a oportunidade de observar e compreender como eram as características étnicas dos habitantes de nossa cidade na última década do século XIX.
Os censos populacionais passaram a ser mais frequentes a partir da década de 1880. Com a chegada do regime republicano ele tornou-se mais popular sendo uma forma segura e rápida de nossos governantes conhecerem detalhes de seus habitantes e do território onde estavam inseridos. O censo de 1891 foi o 1º do período republicano a ser realizado em nossas terras.
Em nossa localidade, o censo populacional junto com o alistamento eleitoral, que era promovido com frequência por nossas autoridades seguindo as recomendações superiores, vieram a permitir um conhecimento preciso para os padrões da época sobre quantas pessoas habitavam nossos limites geográficos.
Tanto o censo, como o alistamento eleitoral, eram realizados sobre a supervisão e fiscalização da Câmara Municipal da Vila do Espírito Santo do Guarará. As informações apuradas eram remetidas para a Comarca de Mar de Espanha e para o Departamento de Estatística que seria o futuro IBGE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário