O prédio da Escola Municipal Ferreira Marques é sem dúvida um os imóveis mais imponentes localizados no Largo do Divino. No passado era essa a denominação da Praça do Divino entre os antigos moradores de Guarará e região.
A beleza do imóvel se destaca no cenário pacato da região central de Guarará desde a sua construção entre 1924/25 pelo Governo de Minas Gerais. Seus contornos externos não sofreram mudanças drásticas que o descaracterizassem. Suas linhas arquitetônicas permanecem com poucas alterações no visual. As maiores alterações são encontradas no interior do imóvel que ao longo do tempo foi passando por diversas adequações para melhor atender professores, alunos e funcionários com maior conforto e segurança.
Após vários anos de uso, este sobrado já apresentava sinais de desgastes irreversíveis pela ação do tempo. A solução encontrada na ocasião foi à demolição para ser erguido o atual imóvel da Escola Municipal Ferreira Marques. Infelizmente, foi uma grande perda histórica para o município, já que o antigo sobrado presenciou cenas importantes da vida social e política de nossa cidade em tempos passados.
O majestoso imóvel da Escola Municipal Ferreira Marques com o passar de décadas incorporou-se na paisagem pitoresca do Largo do Divino juntamente com outros imóveis do entorno, tornando se um verdadeiro ícone e cartão postal da cidade. Seu valor cultural é imenso para o município. Na atualidade, o imóvel é um bem histórico inventariado desde 2007 devido a seu legado a serviço da educação municipal e regional. Recentemente foi aberto pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural o processo que visa o tombamento municipal da parte antiga da Escola Municipal Ferreira Marques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário