Este pequeno manifesto com suas páginas amareladas pela ação do tempo e devido ao manuseio ao longo de 132 anos, guarda um pouco da desconhecida história da mobilização em prol da emancipação do antigo Distrito do Espírito Santo em 1890. Nestas linhas estão registrados os nomes de 372 cidadãos que assinaram este documento com a intenção de ver a sua terra emancipada trazendo melhorias para seus habitantes e familiares.
O abaixo-assinado foi idealizado pelo Clube Republicano do Distrito do Espírito Santo do Mar de Espanha na pessoa do saudoso Antônio José Gomes Bastos, o 2º Barão de Catas Altas. Nele são apontados os motivos para obter a emancipação como a falta de zelo por parte da Municipalidade em questões de manutenção e outras necessidades relacionadas a melhorias na vida administrativa e cotidiana do Distrito.
O pequeno livro intitulado Reportagens Históricas sobre o Município de Guarará, escrito por Sebastião Gomes Baião, filho do 2º Barão de Catas Altas em 1932, traz um pouco da história deste importante documento.
Diversos nomes que deixaram suas marcas na vida e na história de Guarará, Maripá e Bicas estão registrados para sempre nas linhas deste precioso documento histórico que sobreviveu ao tempo. Através desta petição temos a possibilidade de conhecermos um pouco do passado referente a emancipação do então Distrito do Espírito Santo que ocorreria posteriormente em 05/12/1890. Muitas questões referentes ao movimento em favor da emancipação ainda permanecem desconhecidas devido a falta de documentação. Esperamos com o tempo conseguir fontes confiáveis que permitam desvendar os fatos que desenrolaram no decorrer de 1890 e que levaram a concessão da emancipação no final daquele ano.
Aproveitamos a oportunidade para pedir as pessoas que por ventura possuam em seus arquivos e lembranças de família fotos, jornais, livros e documentos antigos referentes a Guarará e sua história (inclusive Maripá e Bicas) que possam nos enviar digitalizado através do e-mail rodrigomachado906@gmail.com. Infelizmente nossa região desconhece a sua origem e precisamos agir em busca de mudar esta realidade. Acredito que muitas pessoas de famílias antigas que vivem em nossa região tenham um pouco de informações para repassar e assim todos juntos colaboraremos para que a História da Região não fique esquecida no baú do tempo, que um dia sucumbirá para sempre…
A seguir apresentamos o documento, que está no Arquivo Municipal de Guarará, na íntegra:
Nenhum comentário:
Postar um comentário