Páginas

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Escadaria do Cemitério

Sua construção ocorreu no mandato do Prefeito Mário Ferreira da Fonseca em 1957, sendo inaugurado oficialmente em janeiro de 1958, juntamente com a remodelação da Praça Raul Soares que, recebeu a construção de um mirante e calçamento de paralelepípedos no entorno para facilitar o acesso ao Cemitério Municipal. Na época das fortes chuvas formavam-se enormes valas em toda extensão da atual escadaria que era de terra batida e assim, inviabilizava o trânsito de pessoas e animais.

O pedreiro contratado pela Prefeitura Municipal para a construção da escadaria e do mirante em frente à Capela de São Sebastião foi o Sr. Antônio Massucato. Mesmo se tratando de uma obra mais recente não foram encontradas fotografias e outros registros visuais que contemplassem o andamento e a inauguração da obra.

De acordo com os Sr Alpheu José Machado, que foi prefeito de Guarará entre 1993-1996, a planta da escadaria foi projetada pelo engenheiro Gumercindo Barroso Machado. Possui 127 (cento e vinte e sete) degraus e 07 (sete) pavimentos (vãos sem degraus) totalizando 87,50 metros de extensão.

Quase no meio da escadaria, temos o imóvel sede da Banda de Música Guarará. Acima temos um vão aberto por onde passa uma rua que dá acesso ao Instituto Dona Selva e a uma das entradas do Estádio Municipal Prefeito Antero Rocha. O entorno é caracterizado por poucas edificações, sendo uma região de morros.

No final da escadaria temos um mirante onde se pode avistar toda área central da cidade e as montanhas que recortam a paisagem geográfica do centro de Guarará. Neste local temos a imponente capela em honra a São Sebastião cuja obra foi concluída em 1889 e aos fundos e na lateral dessa está localizado o Cemitério Municipal de Guarará que recebe sepultamentos desde os primórdios do surgimento de nossa cidade a partir de 1828.


A Escadaria retratada na obra do artista guararense Fernando Cazarim.

A Escadaria ao fundo a partir da Rua Capitão Gervásio em 1983.







Nenhum comentário:

Postar um comentário